Ultimamente, isto tem beneficiado ao Brasil. Foi assim entre Lula e Bush e entre aquele e Chávez. Este último é paranóico, temperamental e sofre de mania de perseguição; também, se for contrariado busca retaliar o adversário! Uma criatura inominável! Já Bush é o homem do contra, que ao invés de melhorar, piora tudo! Que o diga o monumental déficit orçamentário, que ele tem deixado anualmente em seu país, sabendo-se que recebeu o governo com superávit.
Tão esdrúxulas criaturas encontraram razões de afinidade com Lula – o ex-operário, que virou chefe de estado e de governo no Brasil. Como a vida é curiosa!
Assim, recentemente, Chávez magoou-se com Uribe, presidente da Colômbia e quer agora retaliar o seu país. Para isto freará as importações, que a Venezuela faz daquele país – especialmente alimentos e irá direciona-las ao Brasil. Pois simpatiza com Lula! O que trará benefícios a nosso país. E vejam, eles importam a maior parte do que consomem.
Bush detesta politicamente a Chávez e por isto aproximou-se de Lula, figura moderada na América do Sul. Levantou a proposta de associar-se ao Brasil na área dos bio-combustíveis, algo que ainda demorará, mas que se for efetivado, será bom para nosso país.
Lula já esteve na Bolívia, para anunciar fortes investimentos da Petrobrás neste país. O que foi uma forma de se contrapor a Chávez, mentor de Evo Morales e seu financiador aberto na política interna e assim aumentar ali o espaço do Brasil, em detrimento do chefe venezuelano. O Senado da Bolívia, que se opõe a Morales já aprovou a concessão a ele da maior comenda do país andino: “El Cóndor de Los Andes”.
Enfim, Lula anda com a bola toda e é querido e prestigiado por adversários mútuos. O que é um milagre político, produto do pragmatismo dele.
Parabéns Presidente Lula! Como brasileiro fico satisfeito com estes sucessos, que provêm de alguém muito inteligente, mas sem cultura formal. E que, em política externa está se saindo melhor, que o laureado acadêmico, Fernando Henrique Cardoso; que se ufanava de ter sido professor no exterior, mas cujo espanhol tinha péssima pronúncia. E que, como presidente, teve a coragem de beneficiar seqüestradores estrangeiros com medidas casuísticas, a pretexto de que eles eram criminosos políticos. Mostrando tibieza e menosprezo ao povo em geral e ainda a Justiça brasileira. FHC: nunca mais! Mas, Lula não queira ser presidente para um terceiro mandato; ceda a vez, como manda a Constituição Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário