sábado, 23 de dezembro de 2017

O que o futuro reserva à Venezuela?


                    (A Venezuela em destaque no mapa sul-americano)


Faz tempo que não publico nada sobre a Venezuela, mas vou escrever algumas palavras sobre este importante estado de nosso subcontinente.

Todos sabem sobre Chávez e os resultados de suas atabalhoadas gestões, que deixaram o país quase nos ossos. Mas, o rei morreu e foi sucedido no trono por um energúmeno e maluco ainda pior que ele – Nicolau Maduro.

Este, ao que se diz, fora indicado pelos Irmãos Castro (Fidel e Raul). E isto parece ser correto, pois Maduro é um clone obeso de Fidel. Este arruinou Cuba e Maduro acabou fazendo o mesmo com a carcaça que herdou, quebrando-lhe ainda boa parte  dos seus ossos.

Recentemente, depois de engessar o parlamento opositor, anulou-o completamente, substituindo-o por um simulacro de assembleia constituinte. Apoiado por ela e bem antes disso por um pseudo tribunal constitucional composto por fantoches humanos, também contando com o respaldo das forças armadas e policiais, cujos principais comandantes foram comprados e bem pagos, presentemente governa ditatorialmente o país. A titulo de lembrança ainda perseguiu e prendeu vários opositores, tendo outros fugido do país, abrigando-se em terras estrangeiras para escaparem da sanha covarde e vil da ditadura.

Na área internacional coube a OEA combate-lo com as armas legais de que dispunha, todas baseadas na convenção que a criou e nas normas que regem seu funcionamento. Nada conseguiu, pois a Venezuela é credora de inúmeros países centro americanos, todos bem pequenos e pobres, que intimidados pelo nédio “ditador” impedem com suas abstenções e votos negativos, que o regime “madurista”, seja sancionado pela organização, mesmo que apenas um pouco.

Atualmente, vejo a Venezuela como um cavalo magro, que é montado por Maduro, obeso e caricato, ainda que ambos fiquem imóveis, pois não podem sair de onde estão por falta de pecúnia. Não há moedas fortes, nem possibilidade de financiamentos externos, nem nenhum aumento nas rendas do petróleo, que o país ainda recebe. Pois, Chaves e Maduro venderam boa parte dele por antecipação e hoje o país só o entrega ao credor, a China, mas esta o paga com os abatimentos do imenso empréstimo concedido em partes. Por isto, é que o cavalo não anda e Maduro e aquele agora formam uma estátua de mau gosto, os dois imóveis.

A população em geral vive em parte perto da fome e o restante passa por sérias carências e necessidades. Até remédios inexistem. Hoje, a população está moralmente estática!

O que o futuro reserva a Venezuela? Vou aguardar para ver.





Nenhum comentário: